segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Tecnologia Assistiva

Tecnologia Assistiva é um termo ainda novo, utilizado para identificar todo o arsenal de Recursos e Serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e conseqüentemente promover Vida Independente e Inclusão.
É também definida como "uma ampla gama de equipamentos, serviços, estratégias e práticas concebidas e aplicadas para minorar os problemas encontrados pelos indivíduos com deficiências" (Cook e Hussey • Assistive Technologies: Principles and Practices • Mosby – Year Book, Inc., 1995).
A Tecnologia Assistiva visa melhorar a FUNCIONALIDADE de pessoas com deficiência. O termo funcionalidade deve ser entendido num sentido maior do que habilidade em realizar tarefa de interesse.
Segundo a CIF - Classificação Internacional de Funcionalidade, o modelo de intervenção para a funcionalidade deve ser BIOPSICOSOCIAL e diz respeito a avaliação e intervenção em:

  • Funções e estruturas do corpo - DEFICIÊNCIA

  • Atividades e participação - Limitações de atividades e de participação.

  • Fatores Contextuais - Ambientais e pessoais
Para conhecer melhor a CIF - Classificação Internacional de Funcionalidade e os conceitos emitidos pela OMS - Organização Mundial da Saúde, clique em www.deb.min-edu.pt/fichdown/ensinoespecial/CIF1.pdf

Inclusão Escolar

Inclusão Social - Pessoas com Deficiências

Tecnologia na Educação

Formação continuada de professores em tecnologias de informação e comunicação acessíveis

Curso em andamento com o objetivo de Contextualizar as Tecnologias de Informação e de Comunicação (TICs) na perspectiva da Educação Inclusiva. Explorar ambiente de educação a distância, instrumentalizando professores para as possibilidades técnico-metodológicas em um curso de formação na modalidade não-presencial. Impulsionar a apropriação de ferramentas de comunicação, interação e publicação individual e coletiva para mediar o processo de aprendizagem.  Conhecer e refletir sobre as políticas públicas que alicerçam a construção da Educação na perspectiva inclusiva. Identificar a diversidade humana beneficiada pelas estratégias de inclusão, analisando e apontando para a modelagem de planos de intervenção sociocognitiva com vistas à inserção qualificada no tempo e no espaço da sala de aula.